Blog

thumbnail

WMS, a solução para um controle apurado de estoque

Analista Gil de Lima

Um projeto de destaque da Teorema Sistemas é o WMS (sigla para Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. Lançado em agosto de 2019, o sistema tem a finalidade de, a partir das informações coletadas nas movimentações de itens de uma empresa (entradas e saídas), retornar em tempo real a situação do armazenamento (estoque). O WMS atua, também, como facilitador das rotinas, sugerindo lotes e mostrando em quais endereços itens deverão ser armazenados ou retirados.

De acordo com o analista de suporte da Teorema Sistemas, Gil Gabriel Ribeiro de Lima, o WMS é um sistema útil para todas as empresas que possuem um espaço físico para armazenamento e que desejam registrar um controle mais apurado da situação, não apenas saldos de estoque.

“Os benefícios são: endereçamento variável por item, taxa de ocupação por armazém e suas variações (rua, gaiola, etc), aging (idade) do estoque, controle otimizado na movimentação dos materiais (leitura de código de barras), apuração da produtividade por colaborador, rastreabilidade dos produtos e mobilidade”, afirmou o analista.

Passos para a implantação do sistema e acompanhamento da equipe Teorema:

 

  • Definição da planta do armazém, nomeando e etiquetando todas as ruas e alocações (gaiolas).
  • Em seguida, é feito o inventário da totalidade de estoque para subir a carga inicial no software, informando por item a quantidade por lote e alocação.
  • Após, retomam-se as movimentações, já com o WMS em ambiente produção. Se for a primeira vez que o cliente trabalha com sistema de WMS, sugere-se controle diário dos itens de uso frequente por meio de inventários rotativos. Outra forma é a contagem e correção diária das alocações movimentadas.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail comercial@local.teorema.com.

 

Comentários