Blog

thumbnail

Saiba mais sobre a Nota Fiscal de Produtor Rural Eletrônica

A Nota Fiscal de Produtor Rural Eletrônica é um documento que registra operações de circulação de mercadorias de propriedades rurais. Em alguns Estados brasileiros, ela já está presente desde 2018. No entanto, até o final de 2020 todo o território nacional deve se enquadrar na regra, contemplando grandes e micro produtores rurais. O objetivo da NFP-e é simplificar processos, implementar maior agilidade nas transações, que antes dependiam de um passo a passo burocrático, sendo até mesmo realizados em papel e talões antigos.

Marcio Bertelli

De acordo com o coordenador de Suporte Técnico da Teorema Sistemas, Marcio Bertelli, é importante ressaltar que, a partir da obrigação, o produtor que não fizer a emissão da NFP-e estará sujeito a multas, tendo em vista que se trata de uma exigência para todos os trabalhadores do campo. Os valores e infrações são definidos em cada Estado. “A tecnologia sempre tem por objetivo melhorar o nosso dia a dia. Com a NFP-e não é diferente! A importância de sua emissão é a diminuição de erros, menor risco de multas e prejuízos, padronização nos processos de emissão, agilidade tributária, etc.”, destacou Marcio.

Emissão da NFP-e

Para estar apto à emissão desta nova modalidade de nota fiscal eletrônica o produtor deve estar devidamente credenciado na SEFAZ (Secretaria Estadual de Fazenda), obedecendo as regras e critérios de cada uma, ter inscrição estadual, possuir certificação digital e contratar um software para a emissão dos documentos eletrônicos.

A Teorema Sistemas já possui esta nova modalidade desde a sua primeira fase, em 2018. Existem duas possibilidades, uma mais simples, apenas para emissão de notas e outra mais completa. Com o módulo Gestão Administrativa, além da emissão de notas fiscais de produtor rural eletrônica, é possível também controlar todo o processo envolvido, como Gestão do Estoque, Gestão Financeira, Análises Gerencias, dentre outros serviços.

Importância do processo

De acordo com Marcio, a importância da NFP-e se dá tanto para a Receita Estadual quanto para o produtor rural. Em relação à Receita Estadual, o novo procedimento de emissão de notas reduz custos por operações, diminui processos e sonegações. Também aumenta a confiabilidade de dados, assim como as arrecadações tributárias. Para o produtor rural, a modalidade traz comodidade, tendo em vista que antes o produtor rural precisava imprimir seus talões de nota fiscal. “Os mesmos poderiam ser extraviados ou até mesmo rasurados”, destaca Marcio.

Vantagens das soluções Teorema para produtores rurais

  • Economia de tempo e agilidade na emissão de documentos;
  • Automatização nos cálculos e impostos;
  • Armazenamento das informações em banco de dados;
  • Suporte técnico ágil e especializado;
  • Interface moderna e intuitiva.

 

Para saber mais sobre as soluções Teorema entre em contato pelo e-mail comercial@teorema.inf.br.

Comentários