Blog

thumbnail

Inteligência Artificial é destaque no Mês da Ciência e Tecnologia

Em outubro, foi comemorado o Dia da Ciência e da Tecnologia (16). Todos os anos, são realizadas diversas ações em níveis nacional, estadual e municipal por instituições variadas para mobilizar a população sobre temas relevantes para discussão. Este ano, para celebrar a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações elegeu o tema Inteligência Artificial.

Relacionada à automação do comportamento inteligente de aplicações, a IA faz parte do nosso dia a dia. O potencial transformador é grande, pois pode ser aplicada às diversas instâncias da vida social, interferindo no modo como nos relacionamos, trabalhamos, consumimos e, até mesmo, pensamos. Por isso, o poder é evidente, assim como a necessidade de reflexão a respeito dos impactos causados.

Você sabia que existem princípios que são recomendados no Brasil e no exterior para o desenvolvimento responsável de Inteligência Artificial?

Confira quatro recomendações indicadas pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico):

  1. A IA precisa gerar benefícios às pessoas, com foco no desenvolvimento sustentável e no bem-estar.
  2. Os sistemas de IA devem ser projetados com respeito aos valores humanos e democráticos para garantir uma sociedade justa.
  3. Tanto as organizações quanto os indivíduos que estão envolvidos no desenvolvimento de IA precisam ter comprometimento com transparência e com divulgação correta de dados. Os usuários têm o direito de saber sobre as suas interações com a Inteligência Artificial.
  4. Riscos potenciais da IA devem ser constantemente analisados.

A totalidade das orientações pode ser verificada no arquivo Recommendation of the Council on Artificial Intelligence.

Comentários