Blog

thumbnail

Fórum elabora propostas para ciência, tecnologia e inovação

O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, um grupo composto por representantes de entidades, organizações e empresas do município, elaborou um documento com 50 propostas de políticas públicas nas áreas de abrangência do fórum. O material desenvolvido pela Câmara Temática de Políticas Públicas para Inovação foi direcionado a todos os candidatos a prefeito (a) das Eleições Municipais 2020.

O objetivo, de acordo com o presidente do Fórum CT&I, o empresário Elói Laércio Mamcasz, é auxiliar a gestão do Executivo Municipal no desenvolvimento de soluções num futuro próximo, a partir do know-how e da pesquisa conjunta dos integrantes do grupo. “Nosso intuito é contribuir e obter o compromisso da próxima gestão com pontos importantes para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

“A política pública é instrumento fundamental para fomentar o espírito empreendedor e inovador. Com base nisso, o documento é importante porque propõe uma ação governamental contínua, tecnicamente coerente e coordenada e, inclusive, com a mobilização dos recursos necessários para produzir impactos positivos para o município”, completou a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, que coordena a Câmara Temática de Políticas Públicas para Inovação do Fórum.

 

Propostas

A lista elaborada pelos integrantes do Fórum CT&I está dividida em quatro eixos: Educação; Fomento à Inovação; Desenvolvimento Econômico Pautado em Inovação e Apoio ao Desenvolvimento do Ecossistema Local. Cada tópico possui uma série de indicações específicas.

Dentre as propostas está a criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como de um fundo para ações. Confira a lista completa aqui.

 

Membros do Fórum

Atualmente, são membros do Fórum CT&I as seguintes entidades, instituições e empresas: Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), NTI (Núcleo de Tecnologia e Inovação) da Acig, Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Novatec Unicentro, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Centro Universitário Campo Real, NRE Guarapuava, Cooperativa Agrária Agroindustrial, OAB Guarapuava, Sociedade Rural Guarapuava, Prefeitura de Guarapuava, LAB (Laboratório de Ideias) da Prefeitura de Guarapuava, Casa da Indústria, Agrícola Estrela, Crachá Digital, K13 Agência Web, CCBEU, Teorema Sistemas, Cilla Tech Park, Valley Coworking e Repinho.

Comentários