Blog

thumbnail

Pesquisa foca na representatividade e no perfil de mulheres na TI no Paraná

Uma pesquisa idealizada por Assespro-PR, em parceria com Agência Curitiba, Sebrae/PR e Realize Hub pretende entender a representatividade e o perfil das mulheres nas empresas paranaenses da área da tecnologia, conhecendo também iniciativas relacionadas à equidade de gênero.

De acordo com a Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná, da qual a Teorema Sistemas faz parte, o tema está em pauta em todo o mundo, todavia, levantamentos indicam que somente 18% das profissionais de TI são mulheres no Brasil. Outro desafio se atrela aos cargos de comando: a cada 100 apenas 11 mulheres ocupam cargos de presidente ou vice-presidente.

Silmara é programadora e sócia na Teorema

Segundo a programadora Silmara Cardoso Rebeca, uma das sócias da Teorema Sistemas, que atua na área de Desenvolvimento, é culturalmente colocado que a área de TI é estritamente masculina, mesmo que a história mostre grandes feitos por mulheres na área de tecnologia.

“Talvez haja em geral falta divulgação das mulheres que atuam, por isso a falta de interesse das jovens de ingressar na carreira. Com o cenário atual, com os efeitos da pandemia, nunca a tecnologia foi tão necessária como agora”, disse.

Para Silmara, a sociedade depende cada vez mais de softwares, programas e plataformas digitais. “Na minha opinião, tem que ter um trabalho mais efetivo com meninas desde o ensino fundamental e médio, onde elas possam conhecer esse mundo da programação. Não podemos perder tantos cérebros que poderiam estar ajudando a construir um país mais equânime e economicamente viável para todos”, afirmou.

 

Políticas públicas

Tendo em vista que o setor de tem potencial de criação de empregos nos próximos anos, é fundamental discutir o assunto com embasamento para aumentar a quantidade de mulheres atuando nas áreas de robótica e inteligência artificial, por exemplo.

Cristina Silvestri: foco nas políticas públicas

Na opinião da deputada estadual Cristina Silvestri, Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, o potencial das mulheres na Tecnologia da Informação é imensurável e precisa ser explorado.

“O setor tecnológico é um dos segmentos que mais crescem no mercado e, por isso, precisamos de dados substanciais que exemplifiquem como está o setor hoje no Paraná. Uma pesquisa como esta da Assespro-PR vem ao encontro desta demanda, nos ajudando a entender as condições de trabalho, atratividade e principalmente representatividade das paranaenses na TI”, ressaltou a deputada estadual.

De acordo com a deputada, a partir de dados se torna possível traçar estratégias que são fundamentais na criação de projetos de leis na Alep ou em proposição de parcerias com o Governo do Estado. “Estas políticas também incentivarão o setor a continuar crescendo e sendo competitivo. Exemplo de incentivo é o projeto de lei de minha autoria que visa fornecer, através da Assembleia Legislativa, selos de reconhecimento para empresas que fomentem e valorizem a presença feminina no mercado”, refletiu Cristina Silvestri.

Para ela, o tema é bastante relevante, ainda mais no cenário pandêmico. “Temos visto que os serviços de tecnologia passaram por um aumento enorme de procura e, consequentemente, aumento de vagas de trabalho”, finalizou.

 

Participe da pesquisa!

Pesquisa para mulheres.

Pesquisa para empresas.

Comentários