Blog

thumbnail

Alterações para envio de e-mails com Gmail nas soluções Teorema

Diferentes soluções da Teorema Sistemas, como por exemplo o Servidor de Notas e o Auditor, contam com processos que utilizam disparo de e-mails, seja para enviar notas fiscais, boletos ou relatórios.

Todavia, o Google vai deixar de oferecer suporte para uso de aplicativos ou dispositivos de terceiros que solicitam login no Gmail usando apenas nome de usuário e senha. Essa alteração será válida a partir do dia 30 de maio de 2022, segundo aviso do provedor (acessível aqui), e interromperá também o envio de e-mails dos clientes das soluções Teorema que utilizam contas Google e não aderirem ao novo padrão.

De acordo com o Analista de Sistemas da Teorema Sistemas, Bernardo Beppler, da Equipe Web, nos processos de envio de e-mail ocorre a configuração a partir do e-mail e da senha do cliente, para validar o disparo.

“No entanto, com essa mudança do Google a forma padrão de configuração usando apenas o e-mail e senha vai ser alterada. Dessa maneira, todos os processos dentro dos sistemas da Teorema irão parar de funcionar se não forem ajustados para o novo padrão”, contou.

 

Orientações

Para usar o novo padrão de segurança, o cliente que utiliza conta Google para disparo de e-mails deve realizar as seguintes ações:

  1. Ativar a verificação em duas etapas, segundo a orientação disponível aqui.
  2. Gerar uma senha de app, conforme descrito aqui.
  3. Contatar o Suporte Técnico da Teorema Sistemas via abertura de chamado no sistema para que seja realizada a atualização necessária, ou para repassar possíveis dúvidas quanto ao processo.

 

Imagem ilustrativa: Freepik.

Comentários